
15 jun A ARTE DE GANHAR DINHEIRO CONHECENDO PESSOAS
Por: Nádia Cestari
Sim é um texto sobre dinheiro e sim, também é sobre pessoas, na minha opinião não existe um sem outro, afinal, negócios existem para atender, ajudar e resolver problemas de pessoas e no resumo da história é isso que somos, RESOLVEDORES DE PROBLEMAS e somos pagos por isso, cuidando da saúde, do dinheiro, da alimentação, dos negócio de alguém, etc.
Sempre escutei na minha família: Quem não serve, não serve. E meu entendimento sobre essa afirmação foi mudando ao longo do tempo, hoje chego à conclusão, as “grandes ideias” que temos são simplesmente para servir a alguém (não a nós mesmos em primeiro lugar), e se não for assim, NÃO SERVE.
Bom, mas como tudo isso tem relação com A INCRÍVEL ARTE DE GANHAR DINHEIRO CONHECENDO PESSOAS?
Vou contar algo para explicar melhor isso…
Desde a infância, nunca fui muito da turma das bonecas, elas tinham seu espaço, mas eu era daquelas que curtia de verdade os jogos, enigmas, observar e entender as pessoas, como elas se comportam diante das situações, diante de outras pessoas.
Assim fui desenvolvendo a habilidade de ligar “pontos”, mas para me sentir especial, prefiro dizer que muitas vezes conto com inspiração Dele (não critiquem please, cada um tem suas crenças ok) e pra mim é de lá que me vem os insights rsrs.
Sou aquela que quando surgem situações solto: – Você já falou com X pessoa, acho que pode te ajudar; – Procura a empresa XYZ, sempre precisam do que você oferece, etc, etc e etc. E problemas deixam de ser problemas, possibilidades e negócios surgem.
Na repetição desse comportamento, observei em mim e em outros como eu, a observação do outro, o genuíno interesse em servir e resolver problemas, e assim, por consequência, também lembram de mim e me indicam.
Conheço e trabalho com pessoas que algumas vezes não consegui concluir como essa rede de indicações começou.
É assim que dá para GANHAR DINHEIRO CONHECENDO PESSOAS.
Quando você conhece alguém e a contrataria, faria uso do que ela oferece – indique, indique essa empresa para alguém, para alguéns e vire vendedor(a) dela. Pense que esse talento, essa solução não pode ficar escondida, sem que mais pessoas a conheçam. COM CERTEZA você também vai fazer parte desse movimento, vai ter seu negócio lembrado e indicado.
EM TERMOS PRÁTICOS: Imagine se 1 contato da sua rede de relacionamentos te indica para 10 pessoas e na pior das hipóteses, você fecha negócio com metade dessas indicações, você fez 5 novos negócios em virtude de 1 “simples e mero” contato, mas para isso funcionar bem: resolva problemas, seja interessado pelos outros, sirva, seja reciproco e se prepare – sua empresa precisa funcionar, honrar as indicações que recebeu.
P.S.: Não reclame dos problemas, é por isso que seu negócio e/ou emprego existe. ´
Olhe genuinamente para o outro e entenda as necessidades dele, deixe claro suas competências, habilidades e necessidades – isso faz o processo de troca acontecer, conhecido como: RECIPROCIDADE. E você vai desenvolver a habilidade de ligar pontos e ser NETWORKER.
Pratique NETWORKING, seja um NETWORKER.