
20 ago ABRIU UMA EMPRESA E AGORA?
Por: Casa Pi
8 DICAS QUE MOSTRAM SE ESTÁ NO CAMINHO CERTO
Você pode ter aberto um negócio por muitos motivos: percebeu uma oportunidade no mercado, sempre teve esse desejo ou até por acreditar que essa era sua única alternativa para o momento. Independente do que te motivo, você precisa avançar cada dia mais na caminhada empreendedora e pra descobrir se realmente está no caminho certo seguem algumas dicas:
1. Pense a longo prazo
Se você decidiu criar um negócio, precisa saber que o planejamento é parte integral dele. Fazer um plano de negócios vai te ajudar a guiar seu projeto e servir como referência nos momentos de dúvida. Em seguida, faça um planejamento para 5 e outro para 10 anos. Defina sempre metas claras e realizáveis. E mesmo trabalhando sozinho, o plano de negócios irá te ajudar a administrar um negócio bem-sucedido, não apenas ganhar dinheiro rapidamente.
2. Defina claramente seu produto ou serviço
A chave do sucesso a curto e longo prazo é ter um produto diferenciado. Você não precisa criar algo totalmente novo, mas os clientes precisam de um motivo para escolher você em meio à concorrência. Muitas empresas podem vender o mesmo produto ou serviço, mas cada uma precisa ter seu diferencial único.
Para ajudar a ter mais clareza, considere as seguintes perguntas:
*Quais os problemas você está resolvendo para os clientes?
Se as pessoas não precisam de algo, não há motivo para comprar com você. Então, qual a necessidade que você está atendendo, que problema você resolve no dia a dia dos seus clientes?
*O que diferencia você dos concorrentes?
Competir com grandes empresas pode parecer algo muito ambicioso, mas procure não focar nisso, foque no que você tem ou faz de diferente.
Para te dar uma força em como fazer isso pense em sua empresa favorita, o que faz dela ser especial? A resposta dessa pergunta pode te inspirar, adapte para o seu negócio e você terá seus diferenciais.
3. Registro empresarial
Ao criar um negócio, é preciso registrar sua empresa seguindo as normas governamentais. Os requisitos podem ser maiores e você vai precisar de uma formalização mais elaborada ou de forma simplificada, como através do MEI – Microempreendedor Individual. Isso depende do tamanho e do tipo do seu negócio.
4. Atenção no atendimento
As pessoas adoram conveniência e praticidade, seja durante o processo de compra, no pagamento ou nos serviços de entrega.
Controles precisam existir, mas simplifique todos, eles não podem impactar na forma como a compra, o pagamento e entrega são feitos. Você também precisa criar relação com o cliente, então facilite e crie boas experiencias no contato dele com a sua empresa, para atender às expectativas você pode surpreender desburocratizando os pagamentos, na forma como o produto é entregue ou se oferece um serviço, pode montar um esquema de reservas, para que seus clientes saibam quando podem contar com você.
Descomplique e resolva problemas, promova a tão desejada conveniência e praticidade dias atuais.
5. Opções para pagamento digital
O pagamento eletrônico foi amplamente adotado em muitos países, tornando a moeda impressa uma coisa quase do passado. Existem muitas opções confiáveis para pagamentos com apenas um clique, como o PayPal ou PagSeguro. Informe-se sobre as taxas e encargos, que podem variar de acordo com os valores que você está recebendo, e integre esses custos ao preço.
6. Conte ao mundo sobre o seu negócio
O seu negocio está aberto e para que ele cresça o mundo precisa saber sobre ele, certo?
Crie estratégias de publicidade e marketing para estimular seus clientes a comprar e até fidelizá-los – e você não precisa ser um gênio da publicidade para que isso aconteça.
Participe de grupos de networking e discussões (como os da CASA Pi) , faça parcerias, anúncios digitais e esteja nas redes sociais. Os clientes precisam encontrar seu negócio a qualquer momento.
7. Redes sociais
Toda empresa precisa ter presença digital, principalmente no momento atual. Vão te ajudar a se conectar ao público no momento certo e no lugar certo. Abrir uma conta nas redes, mesmo para fins comerciais, na maioria das vezes é gratuito e simples de fazer.
A maioria das empresas utiliza múltiplas plataformas, Facebook, Twitter, WhatsApp e Instagram são os canais mais comuns, mas estar em todas elas exige certa dedicação, então entenda qual delas o seu publico mais frequenta e se dedique com mais intensidade a uma por vez – fazendo isso, você entenderá melhor as particularidades de cada uma e terá mais resultados.
8. Se prepare para tudo
Se preparar para tudo é muito importante, isso inclui recursos materiais e principalmente sua saúde mental.
Se capacite e conte com quem já passou pelo o que você esta vivendo, mas principalmente, também te ajude a colocar tudo em prática.
Se prepare para encarar as surpresas do dia a dia, vão surgir momentos que tudo flui com mais tranquilidade e outros nem tanto.
SEU NEGÓCIO VAI REFLETIR TODA A ENERGIA QUE VOCÊ DEDICAR A ELE – ENTÃO SE JOGA!